07 Dicas para ter um blog de sucesso

(Foto por Kozumel)

Navego muito na internet, acesso diversos blogs e sites com referências para blogueiros, durante esse período de cliques e leituras eu sempre encontro dicas voltadas para a melhoria dos conteúdos e otimização dos artigos públicados.

Baseado nessas dicas, resolvi criar meus próprios tópicos, para meus visitantes e leitores fiéis terem uma idéia de como se tornar um blogueiro de sucesso.

Dica 1 – Apresentação

A apresentação é fundamental para a sobrevivência do seu blog na web, garante também um retorno positivo dos visitantes, seja com um bom template, um layout organizado, uma página leve e sem poluição visual.

Aformatação dos textos é muito importante para que quem esteja lendo compreenda o que você escreveu, não use o famoso internetês nem o miguXêssS, seja adepto ao bom e velho português.

Dica 2 – Títulos

Esse é um fator que conta muitos pontos positivos, pois se você não souber lidar com o título dos posts, os visitantes que vierem dos motores de buscas ou outros sites não se sentirão atraidos e provavelmente não vão clicar no artigo em questão. Por isso é fundamental você planejar bem, pensando em “tags” que vão definir em poucas palavras o restante do texto.

Nota # “Uma dica muito legal é você escrever todo o post e DEPOIS adicionar o título, baseando-se nas palavras com mais destaque que o texto possúi”.

Dica 3 – Organização

Se você busca por organização o Evernote é a melhor escolha. Com ele você pode formar uma “agenda”, com tudo que você tem que fazer no dia-a-dia, desde postagens, visitas em algum site, realizar alguma atividade pessoal entre outros. Use sua criatividade.
Clique aqui para acessar o Evernote.
Ter um controle das postagens é excencial para garantir que os seus visitantes irão ler seus novos posts.

Pense comigo!

Um autor publica 10 artigos em um só dia, mesmo eles estando bem escritos, você acha que alguém terá tempo de ler todos até o final?

Pensando nisso a melhor tática a se tomar é públicar no máximo 3 artigos se eles forem pequenos. Caso sejam grandes, publique somente um.

Dica 4 – Monetização

Muita gente pensa que é fácil ganhar dinheiro com sites ou blogs, mas isso não é verdade. Dá um trabalho enorme alimentar uma página virtual, como qualquer outro serviço, os blogueiros ou probloggers também tem compromissos, dedicação e vontade de ganhar dinheiro com o que mais gostam de fazer. Navegar na internet e escrever.

Nesse ponto que entra a monetização, se sua méta é receber algum trocado com seu blog, existem vários programas que pagam você para exibir anúncios ou qualquer outro produto deles.
Clique aqui e saiba mais sobre os programas afiliados.
Nota## “O posicionamento dos anúncios é totalmente relevante para um bom faturamento. Saiba exatamente onde inclui-los para ter um retorno de cliques”.

Dica 5 – Divulgue

Um dos melhores métodos para seu blog receber visitas é divulgando. Para isso existem sites especializados no assunto, como o BlogBlogs, onde você se cadastra e ele exibe as últimas atualizações que você fizer.
Clique aqui e saiba mais sobre os métodos de divulgação.
Dica 6 – Seja adepto aos feeds

Adicione o recurso de feed em seu blog, isso é muito importante para fazer os visitantes voltarem novamente ao seu blog.

Tenha o hábito de assinar feeds de outros blogs também, garanto que é uma mão na roda.

Dica 7 – Tire um tempo só para você

Todo mundo precisa de descanço, tirar uma folga é ótimo para refrescar as idéias, então saia, namore, se divirta, faça exerícios físicos e curta sua vida.

(Foto por Vitório Benedetti)

Espero que tenham gostado, se alguém quiser adicionar mais alguma dica é só deixar um comentário que eu adiciono no post, junto com o seu nome e blog.