Inserindo um novo template

Templates tuto

Há alguns dias eu venho disponibilizando sites com templates gratuitos para o blogger, e muita gente que está começando nesse universo virtual fica perdido na hora de trocar o template atual por um novo, as vezes até desistem por não saberem por onde dar o ponta pé inicial.

Por padrão, os templates do blogger são no formato .XML, que é um tipo de compactação de códigos (html, css, as imagens que montam seu layout, formatação e etc..). Ou seja, todo tipo de informação relacionada ao visual do template fica contido no elemento “.XML”.

De acordo com a Wikipédia:

XML (eXtensible Markup Language) é uma recomendação da W3C para gerar linguagens de marcação para necessidades especiais.

É um subtipo de SGML (acrônimo de Standard Generalized Markup Language, ou Linguagem Padronizada de Marcação Genérica) capaz de descrever diversos tipos de dados. Seu propósito principal é a facilidade de compartilhamento de informações através da Internet. Entre linguagens baseadas em XML incluem-se XHTML (formato para páginas Web), RDF,SDMX ,SMIL, MathML (formato para expressões matemáticas), NCL, XBRL, XSIL e SVG (formato gráfico vetorial).

Na hora de escolher o template você terá duas opções, a de criar um desde o inicio ou escolher pronto da web.

Se sua opção for a de criar um, a Ariane do templates para no blogger publicou um artigo ajudando no ponto de criação. Clique aqui!

Caso sua escolha seja a de adquirir um pronto, existem vários sites que fornecem modelos bacanas e totalmente customizáveis:

Mundo dos Blogues; (é claro)

Templates Para Você;

Dicas Blogger;

Códigos Blog;

Gosu Blogger;

 

Preparando a alteração

Depois que você baixou ou criou seu template está na hora de inseri-lo no blog, acesse o painel do blogger e entre nas guias, “Layout” -> “Editar HTML”.

Em seguida clique em “Baixar modelo completo”, para garantir caso ocorra algum erro durante o processo de mudança.

 

1296_128x128 Salvando seus Widgets

Para salva-los eu recomendo copiar um por um e salvar no bloco de notas ou em algum outro blog de testes.

Para salvar de uma forma diferente, preservando o nome dos títulos e os widgets a Rô, do blog a la carte fez um passo-a-passo, clique aqui!

4360_128x128

Instalando seu novo template no blog

Ainda na página de edição html, clique no botão “Arquivo”, depois localize o template .XML que você baixou e clique em “Fazer Upload”.

Uma mensagem conformando a exclusão dos widgets surgirá, clique em “Confirmar e Salvar”, pois você já salvou todos eles no passo anterior.

 

confirmação de exclusao

Pronto, se você seguiu todas as dicas acima seu blog está de cara nova, acesse seu endereço e aprecie seu template bonitão.

Como nem tudo é perfeito podem ocorrer erros durante o processo, tem uma mensagem que me causa dor de cabeça quando quero mecher no HTML:

Erro do blogger

O único jeito que eu sei até o momento para resolver isso é apagar TODOS os widgets, mas claro que faço um backup antes. Caso alguém souber de uma outra forma para "burlar" essa mensagem, deixe um comentário.

Curtam esse tutorial, e qualquer dúvida re-leia tudo de novo e depois comente aqui em baixo. =D

**Ícones por: http://www.iconesbr.net/