A importância do PageRank

yoda_pagerank1

(Imagem por blaugh.com)

PageRank é um assunto muito discutido em toda a web, é uma das metas que os grandes blogueiros buscam, possuir uma boa classificação de PR (termo abreviado de pagerank) e estar na primeira página de pesquisa do google.

De acordo com a Wikipédia, pegarank é o sistema usado pelo motor de busca Google para ajudar a determinar a relevância ou importância de uma página. Foi desenvolvida pelos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin enquanto cursavam a Universidade de Stanford em 1998.

O Google mantém uma lista de bilhões de páginas em ordem de importância, isto é, cada página tem sua importância na Internet como um todo; esse Banco de Páginas mantém desde a página mais importante do mundo até a menos importante. Essa importância se dá pelo número de votos que uma página recebe. Um voto é um link em qualquer lugar da Internet para aquela página. Votos de páginas mais importantes valem mais do que votos de páginas menos importantes.

Ter um bom posicionamento no google é fundamental para seu blog, todos almejam o tão cobiçado PR10, e olha que tem muito marmanjo ai na idade de estoque.

Se você pensa que é fácil conseguir estar entre as primeiras páginas do google está completamente enganado, não basta fazer trilhões de artigos por dia ou formar parcerias com vários blogs, tudo é muito bem calculado pelo GoogleBot com as seguintes relevâncias:

A relevância do link relativamente ao assunto apresentado

Ter um link relativo ao assunto do artigo é muito importante, isso influi diretamente em uma classificação, então preste muita atenção nos links que você for recomendar via post.

O Page rank e autoridade do site de onde provem o link

Quanto maior for o PR do site que te linkou melhor será a sua relevância, ou seja, se você for linkado por um blog  de PR5 sua importância valerá mais do que o que te linkou com PR3. Tudo faz parte de uma escala de somas.

Texto anchor utilizado no link

o texto anchor valerá muito também, usar palavras-chave é muito útil.

Em vista que o google busca os melhores resultados para seu blog, temos sempre que ter um conteúdo agradável aos olhos dos robots para sermos qualificados a subir de nível, de acordo com os links que recebemos de outras páginas.

Saiba sobre os três tópicos mais discutidos no momento:

Pagerank bot'sQual a melhor forma de aumentar o Pagerank do seu blog?

Simples, escreva artigos bem elaborados, siga o assunto a ser discutido e seja organizado. Afinal se os leitores do seu blog não gostarem do seu conteúdo, você não será linkado, e muito menos classificado como um bom blog pelo google.

O que não fazer perante o google?

Não tente engana-lo, não use scripts e muito menos pratique SEO Black Hat. (onde são utilizados truques, como a camuflagem do conteúdo real da página ou até mesmo spam.)

A compra de links

O google pune severamente quem faz compra de links, e isso gera muita discussão entre os webmasters e blogueiros. Leia o Termo de uso do google para saber mais sobre o assunto.

Enfim, escreva, seja competente e leve seu blog um pouco mais a sério se você busca por reconhecimento, fama e glamour.