Tudo sobre plágio

O grande vilão dos bloggers é o plágio, que é o ato de copiar algum conteúdo proibido, ou seja, você cria um texto todo bonitão e publica, ai vem um outro ser qualquer e copia todo seu trabalho, cola no blog dele e nem ao menos cita os créditos, pensando em ganhar toda a fama pelo bom texto que você teve o trabalho de construir.
Isso é muito comum nos dias de hoje, e para combater os plagiadores, os autores do blog colocam no rodapé "Copyright xxxx- 2008", ou até mesmo uma licença "creative commons", mas não adianta nada, por isso vou dar algumas dicas de como não se tornar um desses "CARAS".

Copia de conteúdo

Um blog feito de cópias não irá a lugar nenhum. Pense você, entrar em um blog e ler uma notícia que acabou de ler em outro qualquer. Fica chato tanto para o blog que copiou quanto para o que criou, pois qual será o post original?
O que pode acontecer é do visitante fechar imediatamente seu blog, tornando assim ele cada vez menos popular.

Se você copiou alguma coisa pode dar adeus as visitas vindas dos motores de buscas. Eles interpretarão como "Conteúdo duplicado" e mandarão cada vez menos visitantes.

Se você por acaso for copiar alguma coisa, consulte o autor do blog, pedindo para fazer o ato, se ele aceitar bem, se ele recusar, procure resolver isso de outra forma.

Lembrando que violação de direitos autorais é crime, por isso tome cuidado.

Insira a fonte

Pediu licença para o autor e ele aceitou, agora coloque um link para o post original. Não esconda a fonte, coloque em um lugar visível dentro do texto, de preferência no início.

Não coloque somente o texto, insira um link CLICÁVEL.

Não diminua a letra querendo esconder a fonte, isso mostra que se pudesse, você não colocaria o crédito.(e não fica legal)

Respeite o autor

Se você ler em um blog "não copie" ou algo do tipo é por que o autor não quer uma réplica do seu trabalho espalhado na internet. Então seja sensato e respeite.

Se você gostou do tema do post, leia e depois promova um texto com suas próprias palavras, isso tornará seu blog original. Lembra da época de escola, quando você tinha que fazer resumos de algum livro? então, faça algo do tipo.

Imagens

Quando for usar alguma imagem faça o mesmo, adicione a url do local, mas lembre-se de não usar o mesmo host do original, pois isso pode acabar com os limites da banda de alguém, fazendo o servidor entrar em manutenção ou cobrar por serviços extras.

Hospede suas imagens em algum servidor gratuito, existem muitos na internet, como os conhecidos imageshack, photobucket.

** Se você usa o blogger, use-o para hospedar suas imagens, ele criará um album na internet (album picasa) só seu e fica tudo certinho.

Não use o google imagens para procurar fotos para a postagem, eu aconselho o flickr, pois varias imagens possuem o (CC) e podem ser distribuidas livremente na internet (dica do Compulsivo).Sua pesquisa pode levar um certo tempo, mas garanto que compensa, sem contar que um post feito em uma hora é bem melhor do que aquele feito em dez minutos.

Creative Commons
De acordo com o creative commons brasil é disponibilizadas opções flexíveis de licenças que garantem proteção e liberdade para artistas e autores. Partindo da idéia de "todos os direitos reservados" do direito autoral tradicional nós a recriamos para transformá-la em "alguns direitos reservados".
Observe se o local possui o ícone , um "Termo de Uso" ou "Copyright". Esses são os tipos de proteção mais usados na internet, muitos apontam para o CC

**Respeite o uso da Creative Commons, se ela está ali é para ser seguida.

Bom, se você quer ser um blogueiro respeitável siga essas dicas sempre, garanto que vale o "esforço". Um blog correto é aquele que mais se dá bem.