O que você precisa saber sobre SEO

A sigla SEO vem de Search Engine Optimization, que trabalha na otimização das páginas na internet com os mecanismos de busca (google, yahoo etc..).

Existem duas categorias que devo destacar, “SEO White Hat” e “SEO Black Hat”, que possuem características totalmente diferentes uma da outra.

SEO White Hat – São usados métodos aprovados pelos sistemas de busca, como a prática de construção de conteúdo relevante e melhoria da qualidade do site/blog.

SEO Black Hat – Nesta categoria são utilizados truques, como a camuflagem do conteúdo real da página ou até mesmo spam. Ainda visam melhorar o posicionamento de seu site em Search Engines através de métodos ilegais que podem levar seu site a ser banido.

As variadas técnicas que existem servem para melhorar seu posicionamento no PageRank, ou seja, ser visto nas primeiras paginas nas buscas do google.

Os principais elementos que os motores buscam
  • O título e descrição do seu blog
  • Endereço da sua página (http://endereço_do_seu_blog.blogspot.com)
  • As URLs das páginas A Descrição nas imagens do seu blog, “Alt”.
  • Tags HTML do seu template Palavras-chave.
O título e descrição do seu blog – O título é um fator muito importante para seu blog ser reconhecido.

- Ative-o no cabeçalho juntamente com uma descrição do seu conteúdo. Ele influência na decisão da pessoa que entra em seu blog se vai ou não clicar para ler o artigo.

- Uma dica é escrever primeiro o post, depois o título baseado nas palavras-chave que você adicionou ao texto. Isso facilita para o leitor se encontrar no meio do texto.

- Utilize palavras objetivas e que merecem ser clicadas, exemplos de palavras buscadas são “Sexo”, “Dinheiro”, “Vídeos adultos” e etc... então faça uma pesquisa com sua conta no analytics para ver como os visitantes chegaram ao seu blog. Assim você poderá usa-las para chamar mais atenção apartir do seu conteúdo.

- Não escreva um título muito grande nas postagens, pois o blogger só reconhece 32 caracteres, e ao passar disso ele “come” as letras.

Endereço da sua página – Um endereço fácil e curto é bem melhor que um complicado e grande, isso chamará a atenção dos visitantes e consequentemente aumentará as suas chances de receber uma nova visita do leitor que te achou pelas páginas do google.

As URLs das páginas – Otimizar as url’s das suas páginas é essencial para um bom posicionamento e uma fácil interpretação pelos mecanismos de busca.

- Se você usa o blogger como plataforma sabe que ele não aceita caracteres especiais ou acentos, então uma boa dica é deixar o título dos seus posts sem os acentos e publicar, depois é só editar o post novamente e inserir os caracteres que faltaram.

A Descrição nas imagens do seu blog, “Alt” – É sempre bom adicionar a tag “alt=”descrição_da_imagem” nas imagens que você posta, isso facilita tanto para o leitor quanto para seu PageRank.

Palavras-chave e meta tags – Essencial para ser encontrado na web, normalmente são baseadas no trecho:
<meta content='Descricao do Blogue ou Site' name='description'/>
<meta content='palavras, chaves, separadas, por, virgulas' name='keywords'/>
<meta content='Nome do Autor' name='author'/>
Mas no blogger esse código não pode ser usado, pois isso deixaria todas as suas paginas com as mesmas tags, então eu encontrei uma dica bem legal no Compulsivo:

Entre em “Layout” - > “Editar HTML” e encontre o código:
<data:blog.pagetitle/> <head>
<b:include data='blog' name='all-head-content'/>
<title><data:blog.pageTitle/></title>
Depois adicione o código abaixo entre “<b:include data='blog' name='all-head-content'/>” e “<data:blog.pagetitle/><title><data:blog.pageTitle/></title>”:

ficando assim:
<head>
<b:include data='blog' name='all-head-content'/>
<b:if cond='data:blog.pageType == "index"'>
<meta content='Descricao do Blogue ou Site' name='description'/>
<meta content='palavras, chaves, separadas, por, virgulas' name='keywords'/>
<meta content='Nome do Autor' name='author'/>
</b:if>
<title><data:blog.pageTitle/></title>

<data:blog.pagetitle/>
<data:blog.pagetitle/> - Altere os campos em negrito no código de acordo com seu blog, depois visualize, se estiver tudo certo salve.

Considerações finais

- Evite o excesso de palavras chaves, camuflagem de links, uso de script para enganar os buscadores e outras técnicas são consideradas métodos de trapaça e sujeitas ao banimento do site.

- Evite fazer várias páginas com o mesmo conteúdo e URLs diferentes. Os buscadores podem entender de forma errada isso e você acabará tendo problemas. - Facilite o acesso, planeje um menu visível e com categorias relativas ao conteúdo para todos entenderem seu blog.

- Links externos de parcerias são ótimos para sua indexação e pagerank.

Essas são as dicas do que eu entendi sobre SEO, se você tem algum conteúdo que não foi postado aqui deixe um comentário.