Estatísticas com o google analytics

analytics-mdb-tuto

De acordo com o site oficial, o Google Analytics foi reformulado para ajudá-lo a saber mais sobre a origem de seus visitantes e como eles interagem em seu site.

Definitivamente ele é uma ferramenta essencial para qualquer blogueiro, além de ser totalmente gratuito ele fornece todas as informações que você precisa para fazer a manutenção do seu blog, tais como visitas, fonte de tráfego, palavras-chave, origem dos acessos, visitas por período, gráficos e muito mais. Com certeza é a melhor escolha no quesito estatística.

Criando sua conta no analytics

Clique aqui para ir a página de cadastro. Caso você já tenha uma conta google, use-a para fazer loggin.

Adicionando seu blog

Para adicionar seu blog você deverá clicar em "Adicionar perfíl de site", na página seguinte adicione o endereço do seu blog sem o "http://";

Em seguida será solicitado para inserir um pequeno código no seu blog, se você usa o blogger é só criar um novo gadget "HTML/javascript", colar o código do analytics e clicar em concluir. Logo clique em "verificar status".

As estatísticas demoram 24 horas para aparecerem, caso dentro desse prazo ocorra algum erro, leia os possíveis motivos pelos quais seu blog não está sendo monitorado.

No Undergoogle dois vídeos estão disponíveis para o esclarecimento do analytics (em Inglês)