Faça backup do seu blog

1991007614_b54aedcbdf (Foto por Denilson Takeda )

Fazer backup do blog é super importante para garantir  um trabalho bem feito, desse modo você está se precavendo de acidentes graves, como os de erro no editor html e os de pane da própria plataforma. Qualquer mudança errada no template poderá fazer com que ele não funcione mais, prejudicando todo o trabalho e tempo que você gastou nele.

Se você faz qualquer coisa para manter uma organização deve saber que é um erro fatal não cumprir a regra do backup, então vou mostrar aos leigos como preceder perante esse assunto.

Salvando seus postsexportar-blog-backup

Para salvar seus posts via painel de controle você terá que acessar o blog de testes do blogger, http://draft.blogger.com/home, assim você poderá importar todo seu arquivo direto do site, basta escolher o blog, clicar em “Configurações” e depois em “Exportar blog”.

Esse jeito é o mais prático, você não precisa instalar nada no computador e é tudo muito rápido dependendo da quantidade de artigos que você tiver.

Programas

Se você preferir, poderá usar algum programa gratuito que faz o mesmo trabalho citado acima, como o:

Blogger Backup;

HTTrack ;

Fazendo backup do template

Bom, depois de salvar seus posts está na hora de fazer o mesmo com o template, entre no painel do blogger, depois em “Layout” –> “Editar HTML” e clique em “Baixar modelo completo”

Assim ele salvará o arquivo .XML no seu computador, qualquer coisa é só fazer o upload novamente para o servidor.

Minha dica é fazer um backup com freqüência. Eu faço a cada duas semanas, acho que está muito bom, e dentro desse período procuro avaliar as modificações que fiz no template. Mas você pode salvar tudo conforme suas necessidades (semanal, quinzenal, mensal, etc…)

Lembre-se, tudo que você está fazendo agora poderá ser a solução para os problemas futuros.