Tudo sobre feed/RSS

feed-rss-e-newlaster-mdb
O que é Feed/RSS?

É um sistema que permite os usuários receberem em seu leitor as notícias as ultimas postagens de uma página, esse recurso é utilizado basicamente em blogs que atualizam seu conteúdo freqüentemente. Desta maneira o usuário fica informado sobre todas as novidades de seus sites/blogs preferidos, sem a necessidade de abrir um a um.

Como funciona

Os feeds oferecem conteúdos resumidos ou não, juntamente com os links para o post original, em alguns casos com a quantidade de comentários que a postagem recebeu.

Alguns blogs disponibilizam uma “newsletter”, onde o leitor pode cadastrar seu e-mail gratuitamente para receber as novidades na própria caixa de entrada. Isso ajuda muito quem não gosta de instalar programas extras no computador.

Quando você recebe uma atualização as seguintes informações são incluídas: título, a página de onde está a notícia, a descrição da alteração, data e o autor da postagem.

Softwares e sites agregadores

O primeiro passo para assinar o conteúdo de algum blog é possuir algum leitor de Feed/RSS. Existem na internet alguns programas que fazem tal serviço, como o:
Se você não quer baixar nenhum software, existem vários sites que fazem o mesmo processo.

Abaixo seguem uma lista de sites agregadores de feed
Lembrando que os navegadores Firefox, Internet Explorer 7, safári e opera disponibilizam o recebimento de feeds sem precisar de complementos ou programas. Isso é a revolução dos feeds na internet.

Sempre que o ícone estiver na barra de endereços, ou em algum lugar da página significa que você poderá assinar o conteúdo e receber as novidades.

Assinando um feed

Clique no ícone depois em “Inscrever”.
Em alguns casos, se estiver usando um programa você deverá copiar o endereço XML e inserir no campo disponível, ou até mesmo digitar o endereço completo do blog que ele busca o feed.

OBS: Você poderá cancelar a qualquer momento o recebimento das informações, basta acessar o seu leitor e clicar em “unsubscribe”.

De blogueiro para blogueiro

Se você tem um blog o feedburner é uma boa pedida, ele possui estatísticas e outras ferramentas ideais para você. O cadastro é totalmente gratuito, e se você tem mais de um blog, poderá incluir todos eles no sistema.

Ele tem um contador próprio de quantos leitores assinaram seu blog, as estatísticas são boas e mostra já na home, ao lado do nome do seu blog a quantidade de pessoas que assinam seu feed.

Possui também um recurso chamado “Headline Animator”, que mostra o título dos seus últimos posts.

Enfim, são inúmeras ferramentas ao seu alcance, basta se cadastrar.
Eu uso e recomendo.
Clique aqui para se cadastrar no feedburner!
Agora que você está com um bom conhecimento do assunto, assine nosso feed, assim poderá fazer um teste e ao mesmo tempo saber das nossas novidades.
Clique aqui e assine nosso feed.